Localizada ao norte do bairro de Moabit, a Estação de trem Westhafen não é necessariamente um ponto turístico, mas tem uma história curiosa e triste. A estação funcionou por muitos anos como transporte de cargas e passageiros. No entanto, devido a sua localização e complexidade de fluxo, foi necessário separar o tráfego de passageiros e o de carga. A nova estação para passageiros deixaria de funcionar nesta estação e passaria para Stromstraße, avenida próxima, em 1898.
Apesar de seu uso passar a ser apenas de carga, em Janeiro de 1942 a estação foi usada para a deportação de judeus de Berlim. Entre 1942 e 1945, a partir das faixas 69, 81 e 82 da estação na parte leste da ponte Putlitz, cerca de 30.000 judeus foram deportados das rampas do pátio de carga para vários campos de concentração.
Em 1987 foi concebido na via de acesso, um memorial projetado pelo escultor Volkmar Haase. Ele mostra uma escultura de aço inoxidável de 2,50 metros de altura, em que na parte da frente há uma pedra com uma estrela de Davi e na parte de trás uma escada deformada em direção ao céu.
O memorial tem sido alvo de ações anti-semitas desde a sua criação. Em 29 de Agosto de 1992 foi alvo de um ataque e foi danificado de tal maneira que foi preciso ser removido e restaurado. A re-instalação ocorreu em março de 1993. Hoje há uma placa no corrimão da ponte ao lado do memorial com dizeres repudiando tal ataque.
Abraços,
Dany 💁



Comentários
Postar um comentário