Este post é sobre uma curiosidade um tanto fofa!
Vou falar um pouco sobre os "homenzinhos" dos semáforos de pedestres existentes em Berlin, diferente dos padrões internacionais, como os do Brasil, eles têm uma história curiosa.
Em meados da década de 1960, quando a Alemanha ainda estava separada pelo Muro de Berlin, as cidades sentiram a necessidade, com o aumento de veículos nas ruas, de instalarem os semáforos para pedestres. Diversos símbolos foram projetados em todo o mundo, porém o da Alemanha Oriental teve um estudo um pouco mais aprofundado.
Segundo o projetista de semáforos Karl Peglau, que também era psicólogo, o objetivo dos semáforos era trazer mais segurança para as pessoas e que elas, principalmente crianças e idosos "reagiriam melhor à sinais de trânsito menos impessoais e mais simpáticos, ou com os quais se criasse, de alguma forma, um laço afetivo".
Com o auxílio de sua secretária Anneliese Wegner, responsável pelo modelo do chapéu do homenzinho, Karl Peglau apresenta ao Comitê Permanente dos Transportes de Berlim suas propostas para o semáforo de pedestres e assim, em 13 de outubro de 1961 nascem os "Ost-Ampelmännchen" - "Homens do semáforo do Leste".
Porém, o fato curioso do Ampelmann não se resume apenas a sua criação.
Após a unificação das Alemanhas Ocidental e Oriental, e consequantemente o fim da DDR (Deutsche Demokratische Republik), algumas ideias implementadas pelo lado Oriental caíram por terra prevalecendo em sua maioria os padrões utilizados no lado Ocidental. No entanto, no que dizia respeito à sinalização de trânsito a manisfestação foi imediata! Uma votação chegou a ser realizada pela população sobre qual modelo de semáforo adotar, se o universal do Oeste ou o simpático homenzinho de chapéu do Leste. Claro, o modelo de Karl Peglau venceu!
![]() |
Modelo Oriental Modelo Ocidental |
Simbolicamente, o Ampelmann virou sinônimo de resistência do lado Leste em conservar as boas ideias criadas pelo DDR. O modelo ocidental ainda é encontrado na cidade que, futuramente conforme necessidade, serão trocados pelo modelo votado.
Com tanta fama, o Ampelmann virou marca registrada e o lucro relacionado a sua imagem é revertido para melhorias do lado Oriental da cidade. No entanto, hoje é possível ver lojinhas do famoso homenzinho em toda a Alemanha, em Berlim uma delas se localiza na esquina da Friedrichstraße com a Unter der Linder.
Abraços,
Dany 💁
Comentários
Postar um comentário