Bundestag


Um dos pontos mais fotografados por turistas quando vem a Berlim é o edifício do Bundestag, onde hoje está instalado o parlamento alemão. Conhecido também como Reichtag, esse nome era usado na época em que a Alemanha era um Império (Reich). Como atualmente o país é uma Federação (Bund) o termo correto e atual é Bundestag.

O edifício do Reichstag foi construído entre 1890 e 1894 e, assim como hoje porém de forma diferente, sua cúpula já impressionava. Na época foi considerada uma obra-prima e importante artifício para a iluminação e estética do edifício.   


Utilizado desde então para reuniões de carater político, o edifício foi cenário de importantes acontecimentos em Berlim, em seus diferentes regimes ao longo dos anos. Em 1918 com a proclamação da república; em 1933 em um incêndio, supostamente praticado por um comunista holandês; em 1973 com sua primeira reconstrução, uma vez que o incêndio danificou grande parte da cúpula e foi explodida posteriormente para evitar maiores danos; em 1990, com a reunificação do país, voltou a ser sede do parlamento, uma vez que após a segunda gerra havia sido transferido para a cidade de Bonn e entre 1995 e 1999 o edifício passa por mais uma reforma e ganha uma cúpula com versão high-Tec.


"O primeiro andar do Reichstag, o chamado nível plenário, é reservado aos deputados e parlamentares e assim como todos os outros pisos, recebe uma cor específica, neste caso o azul.
Da recepção você já pode ver o plenário e perceber que quase todos os andares estão agrupados em torno dele, sua altura chega até a base da cúpula de vidro. 


O nível acima, indicada pela cor verde, é o nível para os visitantes e jornalistas. Neste nível há também salas de trabalho para a imprensa. 
Acima do piso do visitante, está o nível presidencial, na cor vermelha. Neste andar há um pequeno hall de recepção, salas de reuniões e gabinetes dos parlamentares.
No quarto andar, na cor cinza, estão instaladas as salas dos partidos, uma vez que o número de deputados é superior ao número de assentos do plenário. As salas de reunião desse andar estão agrupados em torno de um amplo lobby de imprensa que também pode ser usado para grandes recepções.


Por fim, acima das salas dos partidos encontra-se o terraço com um restaurante para os visitantes e a cúpula de vidro que se tornou o marco do Bundestag.
Com cerca de 23 metros de altura e 40 metros de largura o projeto contou com a ideia do arquiteto britânico Norman Foster que, em 1995 venceu o concurso europeu para a construção da nova cúpula. Ela é acessível a partir do telhado através das rampas opostas (uma para subida e outra para descida) que levam a uma área de observação, onde é possível avistar a cidade de Berlim do alto.


Dentro da cúpula, há um elemento de desvio de luz em forma de funil (cone) com espelhos, que leva a luz do dia difusa para a sala do plenário dez metros abaixo. A luz é redirecionada para mais de 30 faixas de espelhos, cada uma com 12 espelhos, de modo que um total de 360 ​​espelhos individuais refletem a luz do sol.

Para evitar a luz solar direta, cada um dos espelhos voltados para o sol pode ser protegido, se necessário, por um protetor solar em movimento. Isso consiste em uma estrutura de aço circundante e aletas de alumínio. O controle por computador garante que os respectivos ângulos de incidência do sol sejam levados em consideração de acordo com as estações do ano e que o elemento de proteção se alinhe de acordo.


Além disso, o elemento defletor de luz garante a remoção do ar usado do plenário. Ele usa a flutuabilidade térmica e direciona o ar através de um bico de exaustão para cima que escapa através de uma abertura central de 10 metros de largura no topo da cúpula.

Todas as instalações funcionais e técnicas estão integradas no cone, de modo que os serviços completos do edifício, necessários, por exemplo, para ventilação e extração de fumos do plenário, fiquem invisíveis para o visitante." - www.bundestag.de/besuche/architektur/reichstag



O edifício pode ser visitado gratuitamente nos horários em que não há sessões parlamentares. Basta  clicar aqui e agendar sua visita.

Endereço: Platz der Republik 1
Como chegar: S-Bahn: Linhas S1, S2, S25, estação S+U Brandenburger Tor; Linhas S5, S7, estação HauptbahnhofU-Bahn: Linha U55, estação Bundestag
Ônibus: Linha TXL, parada S+U Brandenburger Tor; Linha 100, parada Reichstag/Bundestag
Preço: entrada franca, mas é necessário agendamento online

Abraços,
Dany 💁




Comentários