Portão de Brandemburgo




Conhecido como o símbolo da unificação alemã e o ponto turístico mais visitado de Berlim, o Portão de Brandemburgo se localiza na Av. Unter den Linden, um dos trechos por onde passava o Muro de Berlim. No entanto não foi nessa época e nem para esse fim que o Portão foi concebido.

Sua história começa em 1734 quando, "aproveitando" os pilares já existentes da então estação alfandegária que servia como entrada da cidade, é construído um Portão para dar continuidade ao plano de expansão de Berlim, mas só em 1776 recebe o nome de Portão de Brandemburgo (Brandenbuger Tor). 


Em 1778, o então rei da Prússia, Friedrich Wilhelm III encomenda ao arquiteto Carl Gotthard Langhans o redesenho do Portão. Este assumiria um estilo neoclássico, com seis colunas dóricas de estilo grego de cada lado, criando cinco estreitas passagens em seu centro. 

O Portão, com 26m de altura, 11m de profundidade e 65 de largura, foi inaugurado em 1791 e dois anos depois recebeu a escultura da Quadriga - termo que significa uma carroça conduzida por quatro cavalos lado à lado, utilizada nos jogos olímpicos antigos. É considerada como a carruagem dos deuses e heróis na mitologia grega - do escultor Johann Gottfned Schedow.


Em Outubro de 1808 Berlim se rende às tropas de Napoleão durante a guerra da Prússia e, em um ato triunfante, o líder francês desfila em direção ao Portão como sinônimo de vitória, retira a Quadriga e a leva à Paris como um troféu. No entanto a escultura voltaria para o Portão de Brandemburgo em 1814  após o rei da Prússia ordenar o retorno da obra.

Os anos se passaram, a economia se tornou próspera em Berlim e a Pariser Platz se formava diante do Portão. Até que ao final da Segunda Guerra Mundial Brandenburger Tor volta em cena como vítima dos bombardeios durante esse período. Deste momento em diante, o Portão fica sob o comando do Partido Socialista, que fazia do monumento plano de fundo para suas propagandas. A partir de 1961, ano em que foi construído o Muro de Berlim, o Portão de Brandenburgo, apesar de inteiramente no território Oriental da cidade, fica completamenete isolado, com acesso controlado e permitido apenas para as autoridades.


Diante da necessidade da reconstrução do Portão, Berlim Oriental e  Ocidental entram em um acordo e dividem os custos. O lado Oriental fica com a responsabilidade de reconstruir o Portão e o lado Ocidental com a da Quadriga que, após finalizada é colocada pelos Soviéticos em posição contrária, ou seja, com os cavalos voltados para o lado Oriental. Apesar da atitude causar alvoroço  imediatamente, a Quadriga ainda permanece nessa posição até hoje.

O isolamento do portão se estende até 1989, ano em que o Muro de Berlim é derrubado e o monumento volta a ser palco de manifestações históricas. Tanto com o episódio da reunificação quanto com as comemorações no Reiveillon do mesmo ano, o Portão sofre novamente com o vandalismo.


Em 1992 inicia-se a reconstrução da Pariser Platz, seus edifícios e o Portão que tomam a forma de como conhecemos hoje. Atualmente Brandenburger Tor é o local de comemorações oficiais, festa de virada de ano e manifestações populares. Sua história e beleza atraem milhares de turistas todos os anos. A partir de 2016 sua história pode ser vista através de um vídeo de 20min e uma sala com textos explicativos no Museu do Portão de Brandemburgo que fica entre os edifícios da praça.



Endereço: Unter den Linden
Como chegar: S-Bahn: S1, S2, S25, S26 - Brandenburger Tor
Preço: Portão com acesso gratuito. Museu entrada 5,00€
Horários: espaço público



Abraços,
Dany 💁

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