Potsdamer Platz é uma importante e movimentada praça de Berlim. Recebe o fluxo de cinco avenidas e dos grandes edifícios ao seu redor. Recebeu esse nome no início do século XIX pois se localiza onde antes ficava o Potsdamer Tor, um dos 14 portões que circundava Berlim na época do Império e esse especificamente era a saída para a cidade de Potsdam.
Em 1838 a praça recebe a estação de Potsdamer e se torna um centro metropolitano e a praça mais movimentada da Europa. Dentro de cinquenta anos, grandes edifícios e centros gastronômicos surgiram fazendo de Potsdamer Platz o ponto de partida de um novo distrito e morada da burguesia da época.
No início do século XX, já era possível contabilizar mais de 20mil carros atravessando a praça e mais de 83mil passageiros na estação. Em 1924, devido ao intenso fluxo, é construída a torre de tráfego em formato pentagonal, seria o primeiro semáforo da Europa. Hoje é possível ver uma réplica no mesmo local.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Potsdamer Platz foi quase totalmente destruída e considerada o "Triângulo Fronteiriço" após esse período por se localizar nas fronteiras entre os territórios Soviético, Britânico e Americano. Assim, se tornou um local que abrigava um complexo mercado negro.
Após a construção do Muro de Berlim em 1961, a praça, que já estava conquistando a fama de local "desinteressante", teve sua imagem piorada ao ser considerada a faixa com maior número de mortes desse período. No entanto, após a queda do Muro, Potsdamer Platz se tornou o maior canteiro de obras da Europa e em pouco tempo recuperou sua imagem. Eram quatro grandes canteiros de obra funcionando simultaneamente com gerenciamentos independentes. Complexos fluxos de tráfego, túneis, novas estações e modernos edifícios foram surgindo na renovada praça. Alguns trechos originais do Muro de Berlim ainda pode ser encontrado em frente a parte norte da estação Potsdamer Platz e é o grande chamariz da praça.
Hoje, considerada um bairro à parte, Potsdamer Platz é uma mistura de entretenimento de alto nível, compras, gastronomia, cultura e trabalho. A praça abriga importantes edifícios como o Sony Center - sede europeia da Sony - dois hotéis de primeira classe, um cinema com 19 salões, dois locais de teatro, um cassino, duas casas noturnas sofisticadas com capacidade total para até 1200 pessoas, as galerias da Potsdamer Platz com mais de 130 lojas especializadas, 30 restaurantes, bares e cafés para todos os gostos, apartamentos, escritórios em arranha-céus projetados por Renzo Piano e Christoph Kohlbecker e a Deutsche Bahn, empresa de transporte alemã. (Aguarde o post "Potsdamer Platz - para Arquitetos!)
![]() |
| Edifícios de escritórios projetados por Renzo Piano, Christoph Kohlbecker e o da Deutsche Bahn |
"A diversidade arquitetônica, os inúmeros eventos culturais [...] e as muitas atrações nas proximidades tornam o distrito particularmente atraente para turistas nacionais e estrangeiros. Todos os dias, a Potsdamer Platz atrai até 100.000 visitantes." - Potsdamer Platz Berlin.
![]() |
| Sony Center |
Para ficar por dentro dos acontecimentos nessa região, assim como os horários e ingressos para o Panoramapunkt, acesse o site: https://potsdamerplatz.de/
Endereço: Potsdamer Platz, Potsdamer Straße
Como chegar: S-Bahn: S1, S2, S25, S26 - Potsdamer Platz Banhof
Preço: Praça com acesso gratuito.
Horários: espaço público
Abraços,
Dany 💁







Comentários
Postar um comentário