Por que o Urso?


Ao passear por Berlim, não é muito difícil encontrar estátuas de ursos espalhadas pela cidade. Mas por quê?

Apesar de sua origem não ter sido documentada ou ter se perdido, a imagem do urso tem uma antiga relação com a cidade de Berlim. A imagem do animal foi utilizada pela primeira vez no século XIII nos selos da cidade, lembrando que nesta época Berlim ainda fazia parte da província de Brandemburgo e o selo carregava, além da imagem de dois ursos, a imagem de uma águia, símbolo da província. 

Após a independência de Berlim, a imagem do urso foi inserida em sua bandeira e atualmente algumas teorias sobre sua origem foram levantadas. A primeira delas é que seria uma referência à independência, já que o urso aparece sem a companhia da águia e é representado em pé e com as patas dianteiras levantadas. A segunda teoria é que seria uma homenagem ao guerreiro Albrecht I, também chamado de "o Urso" que, no século XII havia conquistado as terras que hoje também pertencem a Berlim. Outros acreditam que tanto a imagem do urso quanto o nome Berlin derivam da palavra Ber que em uma varição antiga da língua alemã, significava urso, e nesta mesma variação, lin significava o sufixo de redução, nascendo assim a palavra Berlin, ou Pequeno urso. Na língua atual, urso se escreve Bär (se lê béar)



Mas voltando aos ursos espalhados pela cidade, eles fazem parte de um evento artístico que ocorreu na cidade em 2001. Os idealizadores foram os artistas alemães Klaus e Eva Herlitz. 

Inspirados nas vacas de Nova York (esculturas de vacas em tamanhos reais espalhadas pela cidade), os artistas criaram uma versão berlinense adotando o símbolo da cidade como tema. Neste evento foram 250 ursos espalhados por praças e avenidas da cidade. Eles têm 2 metros de altura, pesam 50kg e receberam o apelido de Buddy Bear ("Urso Camarada"). Vários deles ainda podem ser vistos pela cidade.


No ano seguinte, devido a grande repercussão, as esculturas fizeram parte da campanha United Buddy Bears ("Ursos Camaradas Unidos"), em que foram criados 140 ursos que representariam as 140 nações reconhecidas pela ONU. Cada um foi pintado por um artista de seu respectivo país. A campanha se tornou uma exposição que corre o mundo desde então. Os 140 ursos, lado a lado, representam a existência pacífica dos povos e suas culturas. Você pode conhecer todos os Ursos, seus artistas e sua história clicando aqui!

A exposição iniciou em Berlim, mais especificamente na Pariser Platz, próximo ao Portão de Brandemburgo e desde então já visitou 25 países, alguns deles em datas representativas considerando o tema proposto.

Fonte: Wikipedia

Em 2007, após visitar países do Oriente Médio, os Ursos Camaradas ganharam mais um membro, o da Palestina. Em 2012 esteve em Paris para comemorar os 50 anos do tratado de Eliseu, mais conhecido como tratado de amizade Franco-alemã.
No ano de 2014 foi o ano do Brasil receber os Camaradas, eles foram instalados na praia de Copacabana na cidade do Rio de Janeiro comemorando assim o Ano Almeão no país, a artista responsável pela pintura foi Sônia Corrêa.
Em 2015 a exposição fez jus ao tema ao ser instalado em Havana, capital cubana no ano em que as relações diplomáticas com os Estados Unidos deram indícios de se normalizarem.



Fonte: Wikipedia - Exposição no Brasil - Rio de Janeiro

Atualmente (Setembro/2018) os Buddy Bears encontram-se na Letônia, mas outras cidades já se preparam para receber os Amigos Ursos, como Atenas , Pequim , Cingapura e Praga.
Para você que está ou pretende vir a Berlim, saiba aonde pode encontrar um Urso, clicando no Buddy Bear Map. Alguns são possíveis achar nas calçadas e locais públicos, outros encontram-se dentro de propriedades.


Os Ursos Camaradas se tornaram marca registrada e você pode inclusive encomendar um!!  Na Loja Online é possível escolher um modelo para você mesmo pintar, tanto miniatura com aproximadamente 33cm, quanto com 2 metros, o tamanho utilizado na exposição.
Os artistas idealizadores criaram ainda a Buddy Bear Help, intituição que arrecada fundos com o objetivo de ajudar crianças em todo o mundo. Para conhecer mais sobre os projetos da instituição ou até mesmo fazer sua doação, acesse o site: http://www.buddy-bear-help.org/index.html.



Abraços, 
Dany 💁

Comentários