Considerada a "Menina dos olhos" dos berlinenses, o parque Tiergarten é o maior e mais antigo parque de Berlim. Localizado no bairro de mesmo nome, o parque possui 2,1km² de área e se estende dos limites do bairro Hansaviertel onde está localizada a Coluna Vitória em direção ao sul, até Potsdamerplatz. Toda a área é cortada por quatro grandes avenidas: Altonaerstraße, Spreeweg, Hofjägeralle e Straße des 17. Juni.
O parque recebeu esse nome, que significa Jardim dos Animais (em alemão: Tier= animal; Garten= jardim), pois durante os séculos XVII e XVIII serviu como área de caça para a realeza da província de Brandemburgo. No entanto, em 1742 o então rei Friedich II, que não tinha a caça como um de seus hobies, contratou o arquiteto Georg Wenzeslaus von Knobelsdorff para elaborar um projeto e transformar a área em um grande parque para a população. No século seguinte o parque seria redesenhado pelo paisagista Peter Joseph Lenné, que daria o elegante estilo inglês aos desenhos dos jardins, caminhos e pontes que foram surgindo em todo o parque.
Como em quase toda Berlim, o novo parque também foi significativamente destruído pelos bombardeios aéreos durante a Segunda Guerra mundial e com o desmatamento, autorizado pelos britânicos, de grande parte das árvores existentes para que a população pudesse utilizar a madeira como lenha já que o carvão já era escasso. Das 200 mil árvores de seu projeto original, menos de mil sobraram após a guerra.
Em 1945 inicia-se a restauração do Tiergarten e para que ela se tornasse completa foram necessárias doações de mais de 200mil árvores realizadas pelas cidades ocidentais vizinhas. Esse reflorestamento durou até 1959.
Mas o parque conta com muito mais além de árvores. São diversos caminhos e vias que cruzam o parque e te levam a alguma atração, como: a Coluna da Vitória na praça central, o Memorial de Guerra Soviético, o Palácio Bellevue - que é a residência oficial do presidente da Alemanha, a Haus der Kulturen der Welt (Casa das Culturas do Mundo).
![]() |
Casa das Culturas do Mundo e o Jardim das Rosas |
ao lado da Casa das Culturas do Mundo encontra-se o Carillon - uma torre de 42 metros de altura com 68 sinos criada em homenagem ao 750 anos de Berlim. Ainda é possível apreciar o Jardim Inglês, o Jardim das Rosas, o Lago Neue See e claro muita área gramada para picnic ou banho de sol!
![]() |
Carillon |
![]() |
Jardim das Rosas |
É sempre muito agradável passear pelo parque Tiergarten, seja à pé ou de bicicleta!
Endereço: Straße des 17. Juni – Tiergarten, 10785 Berlim
Como chegar: S-Bahn: Linhas S5, S7, S75, estação Bellevue ou estação TiergartenU-Bahn: Linha U9, estação Hansaplatz
Ônibus: Linha 100, paradas Haus der Kulturen der Welt, Schloss Bellevue ou Großer Stern
Como chegar: S-Bahn: Linhas S5, S7, S75, estação Bellevue ou estação TiergartenU-Bahn: Linha U9, estação Hansaplatz
Ônibus: Linha 100, paradas Haus der Kulturen der Welt, Schloss Bellevue ou Großer Stern
Preço: acesso gratuito.
Horários: espaço público
Abraços,
Dany 💁
Abraços,
Dany 💁
Muito bonito. Quando for te visitar quero conhecer 👏👏😉
ResponderExcluir