East Side Gallery


Apesar de sua queda ter ocorrido há quase 30 anos, o muro de Berlim ainda disperta curiosidade em muita gente. Conhecer sua hostória e visitar algum trecho que ainda restou faz parte de muitos roteiros turísticos da cidade.

Sua história fica para um próximo post, mas os trechos que ainda podem ser visitados vamos apresentar aqui!

O maior trecho e mais conhecido é o East Side Gallery (Galeria do lado leste), localizado na Mühlenstraße, ao longo do rio Spree, entre a estação de metrô Ostbahnhof e a ponte Oberbaumbrücke. Com 1.316m de extensão, esse trecho é conhecido como uma galeria a céu aberto pois recebeu a pintura de diversos artistas de diversas nacionalidades.

Após a queda do muro que ocorreu em 1989, associações de artistas e estado negociaram sobre transformar este trecho no maior projeto de arte da Alemanha. Foi então que em Fevereiro de 1990 foi dado início às pinturas do lado leste deste trecho. A iniciativa reuniu 118 artistas de 21 países que  retrataram em suas pinturas as mudanças políticas do mundo e em especial da Alemanha que estavam acontecendo naquele período.

Em um primeiro momento,  planejava-se enviar as peças do muro pintadas ao redor do mundo como uma exposição e depois leiloá-las, mas esse plano foi rejeitado. Em novembro de 1991, este trecho do muro batizado como East Side Gallery foi considerado como um monumento histórico que expressa a superação pacífica de fronteiras e a liberdade.


Ao longo dos anos, as pinturas foram se desgastando e sofrendo com o vandalismo. Associações ligadas a preservação da Galeria se manifestaram para conseguir recursos para a recuperação. Em 2001 foi feita uma liberação de fundos do Senado e da Fundação Lotto de Berlim no valor aproximado de 2 milhões de euros para uma renovação completa da East Side Gallery. Em Junho de 2009 foi inaugurada a Galeria completamente renovada! Em 2015 houve uma nova limpeza.
Apesar do constante esforço para manter as pinturas e a conservação da Galeria, as associações ainda esbarram com problemas como as pichações, as obras em construções próximas e com os novos projetos de empreendimentos imobiliários na região.


Caso queira conhecer quem são os artistas e suas respectivas obras, acesse o site http://www.eastsidegallery-berlin.com/

Endereço: Mühlenstraße 1
Como chegar: S-Bahn: Linhas S5, S7, S75, estação Warschauer Str. / U-Bahn: Linha U1, estação Warschauer Str.
Preço: Gratuíto
Horários: Local público

Além da East Side Gallery, é possível ver outros trechos do muro pela cidade de Berlim. Os com maior representatividade são:

Memorial do Muro
São algumas quadras ao longo da rua BernauerStraße que foi transformada em memorial e conta a história da construção do muro assim como as histórias trágicas de algumas pessoas que tentaram fugir para o lado ocidental.


Mauer Park
Ao final da BenaunerStraße, sentido a EberswalderStraße, é possível encontrar ao seu lado esquerdo o Mauer Park (Parque do Muro). Lá dentro você pode avistar no alto mais um trecho do muro.



Topografia do terror
Localizado na NiederkichnerStraße, na quadra entre as ruas WilhelmStraße e StresemannStraße, é um trecho do muro que também virou uma galeria a céu aberto e conta as terríveis práticas do nazismo. O memorial está hoje onde na época se localizava a sede da polícia secreta.



Potsdamer Platz
Na famosa praça Potsdamer Platz é possível encontrar dois pontos com fragmentos do muro. Um entre o Sony Center e o hotel Ritz Carlton, e outro no encontro com a rua Grabriele-Tergit-Promenade ao lado de uma construção de estilo oriental. No primeiro trecho há alguns paineis com textos explicativos sobre o muro e é um dos pontos com grande atração para fotos.




Há ainda alguns lugares da cidade que você pode encontar uma identificação no chão mostrando que o muro passava por ali.



Abraços,
Dany 💁

Comentários